quarta-feira, 6 de junho de 2007

A propósito de Franco Donatelli

Traduzindo vários textos sobre Frank Donatelli, lembrei-me de que, até pouco tempo atrás, eu não simpatizava muito com esse desenhista.

Recordo que cheguei mesmo a enviar cartas para a Editora Record solicitando que não publicasse histórias desenhadas por ele. Sabem por quê? Eu considerava seu traço ruim, muito fraco, não sendo digno de figurar entre os artistas de Zagor.

Hoje em dia minha opinião é outra, diametralmente oposta. Explico-me: a Record, em alguns números, deixava o traço muito claro, até mesmo falhado e eu achava que aquilo era o desenhista italiano que havia feito. Como agora possuo toda a coleção italiana, e a SBE tem uma impressão ótima, posso ver que estava completamente errado. O traço de Donatelli é um dos melhores de toda a série e na minha opinião está muito perto do de Ferri, se é que não podemos dizer que os dois são do mesmo nível.

Seu estilo é inconfundível e já me deixa ansioso por ler o Maxi Zagor 3. Abrindo qualquer revista, sei imediatamente se o desenho é dele (ou de Ferri) ou não. Já o mesmo não ocorre com os demais desenhistas, em geral (o traço do Gamba e o do Chiarolla também são singulares).

Por isso, mesmo depois de tanto tempo do envio daquelas cartas para a Record, peço desculpas pela primeira impressão, pois esta não foi a que ficou.Donatelli morreu. Longa vida a suas tiras.
O texto acima foi escrito em 24/12/2001.
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Auto-retrato de Donatelli
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Página desenhada por Donatelli

2 comentários:

Yudae disse...

Esse texto é seu, JR?

JR disse...

Sim, Yudae. 100% meu.
Abraços.
JR