quinta-feira, 14 de junho de 2007

MORENO BURATTINI "ENTREVISTA" SERGIO BONELLI

Caro Ramath:

Sergio Bonelli leu a carta que você lhe escreveu, em nome de todos os associados do forum de "Zagortenay, l'eroe di Darkwood" e lhe agradece pelos pontos de vista e pelo convite para responder pessoalmente, no forum, as perguntas submetidas a ele.

Sergio, contudo, nunca interveio nos debates que ocorrem na internet e, por antigo hábito, prefere continuar a responder pessoalmente às cartas que lhe chegam pelos Correios. Ele me pediu que eu lhe transmitisse suas desculpas por declinar do gentil convite, acrescentando que , além de seu hábito de servir-se das tradicionais missivas nos contatos com os leitores, entende que o forum, certamente, é capaz de constituir um interessante ponto de debate de assuntos fumettísticos, de cinema ou de política.

Durante um momento de pausa nos trabalhos da Editora, submeti a ele alguns dos argumentos objetos de suas perguntas e eis-me aqui a reportar o que ele me disse.

1)Bonelli é, obviamente, muito orgulhoso da presença de Zagor nas bancas por mais de 45 anos ininterruptamente. O orgulho, me disse, é duplo porque Zagor não é uma série que sobrevive a custas de outras publicações da nossa Editora, (como acontecia, inútil esconder, nos últimos anos de Mister No), mas é ainda viva, graças ao constante favor dos seus leitores. Leitores cujo número está bem distante daqueles dos anos de ouro, mas que é sempre respeitável e até invejável, em razão dos tempos em que vivemos.

Como Sergio vê o futuro do personagem? Infelizmente, todas as atuais séries italianas sentem a falta de novos leitores e, assim, o futuro de nenhuma é muito promissor. Se as coisas não mudarem, em poucos anos as revistas se transformarão num produto dirigido a nichos de mercado ou fecharão as portas.

2)Quanto à idéia de um "Zagorone", Bonelli gostaria que cada um de seus personagens tivesse uma versão "gigante", que fosse capaz de valorizar o trabalho de seu autor gráfico. Infelizmente, diz Sergio, nossa Editora deve pesar os fatores econômicos: no caso de Zagor, os números de um hipotético cálculo de custos e lucros sempre nos desencorajaram do projeto do qual estamos falando.

3)Quanto aos gadgets (pôsteres, broches, etc), Bonelli confirma seu desejo de continuar a fazer apenas seu trabalho de editor, ou seja, realizar e vender apenas histórias em quadrinhos. Outras Editoras têm políticas diversas, que ninguém põe em discussão. A nossa Editora não pensa assim e isso é uma característica nossa.

4)Como atrair novo público? Sergio é muito cético. A sua experiência lhe ensinou que, depois de perdê-los, é impossível reconquistar novos leitores. Não podemos fazer outra coisa que não seja continuar a oferecer todo o nosso empenho, todo o nosso profissionalismo, todo o nosso entusiasmo de eternos sonhadores. Assumir iniciativas como fazer publicidade em jornais ou televisão (muito caro para os nossos preços de venda) ou inventar concursos (coisa ridicularmente datada) são tentativas que não interessam a Bonelli.

Este meu resumo é totalmente coerente com o pensamento de Sergio e absolutamente fiel às suas palavras, que eu "arranquei" nas conversas informais citadas antes. Pode publicá-las do jeito que está no seu forum.

Moreno Burattini
Texto extraído do forum Za-gor te-nay, L'eroe di Darkwood. Para acessá-lo, basta clicar no título desta matéria.

Nenhum comentário: