quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Entrevista: Éverton Junior Pelisson

1.Qual seu nome completo, quantos anos você tem e onde você mora?
Meu nome é Everton Junior Pelisson, tenho 26 anos e moro em Cascavel, no Paraná. Eu nasci em Santo Antônio do Sudoeste, que é onde estão meus gibis.

2.Há quanto tempo você lê a revista do Espírito da Machadinha? Você também a coleciona? Se sim, quantas revistas você tem?
Eu já folheava gibis, dentre eles ZAGOR, antes mesmo de saber ler, pois eu tenho um primo que colecionava e eu dava uma olhada nos gibis dele. Eu ficava - ainda fico - encantado com a floresta e os índios. Mas para ser bem específico eu leio ZAGOR desde os meus 6 anos de idade.
Sim, sou colecionador de ZAGOR e hoje tenho exatos 336 gibis de ZAGOR. Tenho todas as edições publicadas no Brasil mais dois gibis italianos.

3.O que fez você se interessar pelas aventuras do personagem?
A floresta, os índios, os belos desenhos do Ferri (mestre) e os ótimos roteiros do Nolitta (mestre). O ambiente em que o ZAGOR do Nolitta atua é fascinante.

4.Nestes 30 anos em que Zagor vem sendo publicado no Brasil, você sentiu alterações de base nas histórias do personagem? Se sim, quais foram elas e como você reagiu a essa mudança?
A principal mudança foi em relação ao roteirista. Espero estar enganado, mas jamais alguém vai escrever roteiros com 50% da qualidade com que o Nolitta escreveu (na minha opinião). Eu sei que ZAGOR foi criado pra ter um lado mais sobrenatural (vampiros, homem-lobo, Kandrax, hellingen etc.), mas o Nolitta fazia essas coisas impossíveis acontecerem dentro de uma realidade aceitável (dificil explicar o que eu sinto). E o que falar do CHICO do Nolitta??????????

Hoje eu me considero um comprador e colecionador de ZAGOR, mas não mais um leitor. Essa foi a minha reação às mudanças do personagem. Reprovo totalmente essas andanças feitas pela dupla ZAGOR / CHICO. Nada de Escócia, Alasca e futuramente Bahia (ainda nem saiu a história, mas ja não gostei). Prefiro que eles fiquem na região de DARKWOOD, Centro, Norte e Nordeste dos EUA e quem sabe Sul do Canadá. Outra coisa que eu detesto nos roteiros atuais são as viagens a mundos paralelos com elfos, duendes e fianas.

5.Quatro editoras já publicaram as aventuras do Senhor de Darkwood no Brasil. Em sua opinião, qual deu o melhor tratamento editorial ao personagem e por quê?
Melhor tratamento editorial fica com a Editora RECORD. Mas as melhores histórias saíram pelas Editoras VECCHI e RGE/GLOBO.

6.Quais são as melhores aventuras de Zagor que você já leu?
- Odisséia Americana / A Neblina Infernal (capa fantástica)
- O Bom e o Mal / Montanhas Selvagens / Terras Queimadas (melhor capa)

- Sede de Sangue / Zagor contra o Vampiro
- O Rei das Águias
- A Bruxa Vermelha / O Monstro da lagoa
- O Valete de Espadas
- A Pista do Oeste
- O tesouro Maldito
- O Aventureiro / Zagor Contra Supermike / A Sétima Prova (capa fantástica)
- Mensagem de Morte / A Marcha do Desespero / A Areia é Vermelha / A Última Vítima (capa fantástica)
- Loucura Homicida / O Fantasma de Stone-Hill / Kandrax o Mago / A Sexta Lua
- Hammad, o Egípcio / Oceano / Bandeira Negra / Ca pitão Serpente
- O Retorno do Vampiro / O Reino das Trevas / Horrendo Contágio
- 3 Homens em Perigo / Águas Misteriosas
- Desafio ao Campeão
- O Sósia de Zagor
- A Montanha dos Deuses
- A Vingança do Feiticeiro
- As Cinco Penas (meu primeiro gibi de Zagor - adquirido e lido)

Apenas estas para ser breve (não necessáriamente nessa ordem) mas todas as que saíram pelas Editoras VECCHI e RGE/GLOBO são exelentes. Em itálico, estão as que eu leio com água nos olhos.

7.Se a Mythos lançasse Zagor Coleção, publicando todas as histórias em ordem cronológica, exatamente como saíram na Itália, você compraria essa série? Sim ou não e por quê?
Sim, compraria, principalmente porque acho importante o fato de respeitar a ordem cronológica e porque temos ainda várias histórias inéditas do Nolitta no início da saga zagoriana.

8. Qual o melhor escritor e o melhor desenhista do Espírito da Machadinha?
O melhor e insuperável escritor de ZAGOR atende pelo nome de Sérgio Bonelli (Guido Nolitta) e o melhor desenhista é o pai gráfico de ZAGOR, Gallieno Ferri.


9.Sergio Bonelli e Gallieno Ferri são os pais do personagem, criado por eles em 1961. Escreva um pequeno texto de agradecimento a eles.
Realmente só posso escrever palavras de agradecimentos a estes dois senhores, que apesar de não conhecer pessoalmente me parecem tão íntimos. Eles embalaram a minha infância e adolecência me fazendo viver inúmeras aventuras com meus amigos ZAGOR e CHICO (que nunca mais foi o mesmo depois do Nolitta).

Obrigado, e posso dizer que sinto enorme saudade da dupla que eles formaram e torço para que um dia eles voltem a atuar juntos.

Um comentário:

Neimar disse...

Assino embaixo praticamente tudo o que você falou, Éverton. Parabéns por seu conhecimento e bom gosto no que toca a Zagor!!