terça-feira, 26 de agosto de 2008

Entrevista: Ivan Luis Barbosa

1.Qual seu nome completo, quantos anos você tem e onde você mora?

Meu nome completo é IVAN LUIS BARBOSA, tenho 39 anos e moro em Curitiba, no Paraná.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Zagor na Grécia

2.Há quanto tempo você lê a revista do Espírito da Machadinha? Você também a coleciona? Se sim, quantas revistas você tem?

Coleciono desde o nº 01 da Editora Vecchi, ou seja, desde agosto de 1978. Tenho atualmente (julho de 2008) exatamente 1.613 revistas, entre publicações do Brasil, Itália, Alemanha, Grécia, Turquia, França, Macedônia, Sérvia, Espanha, Israel, Croácia, antiga Iugoslávia, Finlândia, Portugal e o único exemplar que saiu na Holanda (veja a imagem dele abaixo).

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

3.O que fez você se interessar pelas aventuras do personagem?

A variedade das histórias.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Zagor na Alemanha

4.Nestes 30 anos em que Zagor vem sendo publicado no Brasil, você sentiu alterações de base nas histórias do personagem? Se sim, quais foram elas e como você reagiu a essa mudança?

Sim, principalmente nas revistas publicadas na Itália. Cheguei a pensar que tinham acabado as idéias dos nossos amigos italianos, pois ficaram muito no sobrenatural, misturavam a realidade com ilusões, ficou um pouco confuso, mas, depois de receber os últimos exemplares, me parece que voltaram a publicar o velho e bom Zagor.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Zagor em Israel

5.Quatro editoras já publicaram as aventuras do Senhor de Darkwood no Brasil. Em sua opinião, qual deu o melhor tratamento editorial ao personagem e por quê?

Bem, gostei mais das aventuras publicadas pela editora Vecchi, mas em termos de material (capa, tamanho das revistas, visual) sem sombra de dúvidas a Editora Record foi a melhor.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Zagor na Finlândia

6.Quais são as melhores aventuras de Zagor que você já leu?

Como escrevi na pergunta acima, gostei das aventuras da editora Vecchi, nº 19 A Casa do Terror, nº 49 Os Falcões da Neve e o nº 55 A Pista do Oeste (que terminei de ler na publicação da Record).

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Zagor na Macedônia

7.Se a Mythos lançasse Zagor Coleção, publicando todas as histórias em ordem cronológica, exatamente como saíram na Itália, você compraria essa série? Sim ou não e por quê?

Sim, sou suspeito a dizer, pois sou um fanático pelo Zagor, qualquer novidade eu compraria.

8. Qual o melhor escritor e o melhor desenhista do Espírito da Machadinha?

Escritor: G. Nolitta. Quanto ao desenhista, não tenho preferência.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Zagor na Turquia

9.Sergio Bonelli e Gallieno Ferri são os pais do personagem, criado por eles em 1961. Escreva um pequeno texto de agradecimento a eles.

Muito obrigado por nos brindar e poder desfrutar de um personagem bacana e com tantas aventuras como é o ZAGOR, espero que continuem publicando, criando e escrevendo novas histórias por muito tempo.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Mais Zagor na Turquia

Photobucket
Revistas do Ivan

Photobucket
Mais revistas do Ivan

Photobucket
Zagor croata

Photobucket
Zagor francês

Photobucket
Mais Zagor francês

Photobucket
Edição iugoslava gigante

Photobucket
Álbum de figurinhas iugoslavo

Photobucket
Zagor espanhol

Photobucket

Photobucket

Photobucket
Outros Zagor franceses

5 comentários:

Anônimo disse...

Meus parabéns Ivan. Nunca tinha visto uma coleção tão imponente e cheia de exemplares internacionais. Sua coleção Zagoriana é a melhor e maior que eu já ví.

Abraços,
Rod

Ricardo Ruas disse...

Cara, eu acho que o Ivan é o maior colecionador de gibis de Zagor do mundo, simpliesmente pelo fato dele ter revistas que mais ninguem tem!Bélissima entrevista!

Anônimo disse...

Também eu colecciono Zagor, tenho quase tudo o que saiu no Brasil e também as 16 edições publicadas em Portugal. No entanto, depois de ver a sua colecção, fico desiludido com o que tenho. Parabéns, é a colecção ´do personagem mais fantástica que já vi.
Sérgio Sousa

Anônimo disse...

Pessoal, obrigado pelos elogios sobre minha coleção, foram muitos anos para conseguir as revistas, e várias pesquisas na internet, mas acreditem, é apenas uma ponta do que existe no mundo, na Turquia por exemplo, existem mais de mil revistas publicadas em décadas de Zagor por lá, na Croácia também existem várias publicações, na França é um pouco confuso as publicações e me falta várias revistas,mas como dizem, a graça é ter o que procurar e não ter completado logo a coleção, não é verdade?
IVAN BARBOSA

Unknown disse...

Amei a postagem e mais a coleção - parabéns Ivan!! Além disto, esta me deu uma ideia, que compartilhei no fórum TEXBR, tal qual, segue abaixo:

"Tenho uma sugestão à Editora Mythos e à tod@s Zagorian@s/Bonellian@s que sabem o que é o ser pards de verdade!!

Lendo a entrevista do pard Ivan no Blog do Zagor:
[url]http://zagorgigante.blogspot.com/2008/08/entrevista-ivan-luis-barbosa.html[/url]
, me ocorreu uma ideia:

Porque não fazermos um encontro dos 50 anos (51 anos em 2012) do Zagor na 1ª Gibicon (a última foi a nº 0), e visto, que o Ivan e o Julio Schneider são de lá (Curitiba), poderia se ver uma exposição de materiais do Zagor para exposição!!

Seria uma edição em Homenagem ao Sérgio Bonelli, aos 50 anos de seu filho no papel e claro, a chegada - início da saga que trará - Zagor ao BRasil, além de mais uma edição de Zagor ultrapassando os 100 números ininterruptamente!!

O que tem para se fechar: Conversar com o Adriani da Gibicon, com os pards Ivan e Júlio, e quem mais puder contribuir e, vermos a vinda de mais algum autor do Rancho Bonelli no evento (vem o Ivo Milazzo, até onde se sabe!) ou mesmo do David Bonelli - afinal, seu pai seria o homenageado, e por seu amor pelo BRasil, nada mais justo!! - e seu irmão: Zagor - também!!

Loucura!!

"Sonho que sonha junto é realidade"!!

Que pard embarcará nesta saga Zagoriana rumo ao Sur (não digo de só estar lá, mas de fazê-la ocorrer)?!!

Zeca, se tiver oportunidade - se surgir um assuntinho destes - conversa com o homem hospedado aí em Portugal, pode ser?!!

Jim Brandon, tem como falar com o Júlio Schneider e ver o que ele acha?! Se topar, ver com o Adriani.

Enquanto isso vou ver via facebook, o que eles - Adriani/Gibicon - acham?!! E, buscar pards que comprem a ideia - editores/artistas nacionais, etc!

O IVAN LUIS BARBOSA é membro do fórum, alguém sabe?!"

Ivan e JR poderiam nos ajudar nesta empreitada?!!