sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Entrevista: José Pereira da Silva Neto

1.Qual seu nome completo, quantos anos você tem e onde você mora?

Meu nome é José Pereira da Silva Neto, tenho 40 anos e atualmente estou morando em Brasília.

2.Há quanto tempo você lê a revista do Espírito da Machadinha? Você também a coleciona? Se sim, quantas revistas você tem?

Leio Zagor desde a primeira revista publicada pela Editora Vecchi e sim, sou colecionador, tendo as coleções completas, publicadas pela Vecchi, RGE/Globo, Record e Mythos, além de algumas revistas italianas.

3.O que fez você se interessa pelas aventuras do personagem?

Foi numa revista do Tex da Vecchi que eu vi uma pequena amostra das aventuras de Zagor. Na época, eu li os primeiros números emprestados de um amigo e logo as histórias acabaram me conquistando. Eu sempre gostei dos quadrinhos clássicos: Flash Gordon, Mandrake, Fantasma, Tarzan, etc. E as aventuras de Zagor tinham um pouco da temática desses quadrinhos.

4.Nestes 30 anos em que Zagor vem sendo publicado no Brasil, você sentiu alterações de base nas histórias do personagem? Se sim, quais foram elas e como você reagiu a essa mudança?

Eu sempre gostei das histórias da dupla Nolitta/Ferri, talvez porque foram as primeiras que eu li na época da Editora Vecchi, talvez porque foram histórias lidas na infância, onde tudo é inédito e maravilhoso. Hoje eu vejo que as histórias atuais carecem um pouco do elemento fantástico, de “bons” vilões, tão comuns na época do Nollita.

Nada no entanto me impede de comprar todo mês a revista, quem sabe esperando uma história que me envolva de novo como antigamente.

5.Quatro editoras já publicaram as aventuras do Senhor de Darkwood no Brasil. Em sua opinião, qual deu o melhor tratamento editorial ao personagem e por quê?

Eu diria que apenas a RGE/Globo não deu um tratamento adequado ao personagem.

A Vecchi, por ter sido a primeira e a Mythos, pela quantidade de publicações, merecem destaque, mas pra mim a Record, com revistas no formato italiano, capas plastificadas e as famosas hiper-edições foi a que deu o melhor tratamento.

6.Quais são as melhores aventuras de Zagor que você já leu?
Odisséia Americana, O Bom e o Mau, Zagor Contra o Vampiro e O Raio da Morte

7.Se a Mythos lançasse Zagor Coleção, publicando todas as histórias em ordem cronológica, exatamente como saíram na Itália, você compraria essa série? Sim ou não e por quê?

Compraria. Primeiro, por atualmente ser o meu personagem favorito e depois, é uma chance de poder acompanhar a evolução das histórias desde o início. Seu primeiro encontro com Chico, as primeiras aparições de todos os seus amigos e inimigos, a evolução dos roteiros e desenhos etc. Acho que Mythos deveria fazer uma pesquisa com os leitores sobre o assunto.

8. Qual o melhor escritor e o melhor desenhista do Espírito da Machadinha?

Acho que já respondi essa pergunta lá atrás (rs rs), Sergio Bonelli (Nolitta) e Ferri.

9.Sergio Bonelli e Gallieno Ferri são os pais do personagem, criado por eles em 1961. Escreva um pequeno texto de agradecimento a eles.

Pelas horas agradáveis de minha infância, que passei ao lado de Zagor e Chico, vivendo várias aventuras, viajando por terras desconhecidas, descobrindo civilizações perdidas, enfrentando monstros, seres de outro planeta, cientista loucos, bandidos e sempre sabendo que no final o Bem iria triunfar, meu muito obrigado.!!

Nenhum comentário: