domingo, 24 de agosto de 2008

Entrevista: Rodrigo Guedes Ximenes

1.Qual seu nome completo, quantos anos você tem e onde você mora?

Meu nome é Rodrigo Guedes Ximenes, tenho 31 anos e moro em Recife.

2.Há quanto tempo você lê a revista do Espírito da Machadinha? Você também a coleciona? Se sim, quantas revistas você tem?

Leio Zagor desde 1983, quando tinha 6 anos. Foi amor a primeira lida. Comecei a colecionar imediatamente, inclusive indo a sebos para adquirir as edições anteriores. Atualmente, possuo a coleção brasileira completa, mais umas 40 revistas italianas, 2 espanholas, 2 portuguesas, 2 francesas e 1 croata.

3.O que fez você se interessar pelas aventuras do personagem?

O fato de termos diversos generos (ação, aventura, comédia, ficção, terror, western). Zagor é também, um personagem que acredita muito na importância da vida. Não sai atirando a torto e a direito, e só mata quando realmente nescessário. Chico, seu fiel parceiro, complementa as histórias, acrescentando doses de humor e companheirismo.

4.Nestes 30 anos em que Zagor vem sendo publicado no Brasil, você sentiu alterações de base nas histórias do personagem? Se sim, quais foram elas e como você reagiu a essa mudança?

Sinto muito a falta de uma participação maior do Chico nas histórias atuais. O Sergio (Nolitta) Bonelli era insuperável em se tratando do gorducho. Hoje vemos um Burattini muito competente em termos de Zagor, mas sem o humor do Sergio. Também não me agrada o fato de as histórias terem que acabar, obrigatoriamente, ao final da revista. Isso faz com que tenhamos algumas histórias com o final muito corrido e outras mais arrastadas. O ideal é que não se freie a criatividade dos escritores, se a história tiver que terminar no meio da revista, que assim seja.

Positivamente, temos argumentos fantásticos do Burattini e Boselli, que deram uma levantada na qualidade das histórias do Espírito da Machadinha e fizeram com que o personagem conquistasse mais leitores e tenha no momento duas edições mensais e uma bimestral sendo publicada no Brasil.

5.Quatro editoras já publicaram as aventuras do Senhor de Darkwood no Brasil. Em sua opinião, qual deu o melhor tratamento editorial ao personagem e por quê?

A Record. Não há como comparar edições no formato original italiano e com número maior de páginas com o formatinho das outras. A Mythos vem em segundo lugar. Falta um pouco mais de ousadia aos editores. Há séculos que os leitores pedem um Zagor coleção e a Editora não tenta pelo menos publicar umas seis edições para ver no que dá. Também fiquei bastante decepcionado com a edição dos 30 anos do personagem no Brasil. Anunciaram uma história com 300 páginas (do Maxi italiano), e depois desistiram com medo das vendas. Lembro-me que o Ota (editor da Record) lançou uma edição com mais de 400 páginas, contra tudo e todos da Record, que temiam um fracasso e obteve um grande sucesso.

6.Quais são as melhores aventuras de Zagor que você já leu?

Recentemente, reli toda a minha coleção zagoriana e posso apontar seguramente a melhor na minha opinião:

A MARCHA DO DESESPERO.

Em segundo lugar empatadas, teríamos uma grande quantidade de histórias: Zagor contra o Vampiro, Zagor contra Supermike, O dia da Justiça, Irmãos de Sangue, Kandrax (O mago), O Raio da Morte, A origem de Zagor, Odisséia Americana, O Homem do Rifle, O bom e o Mal, Liberdade ou morte, Pesadelos.

7.Se a Mythos lançasse Zagor Coleção, publicando todas as histórias em ordem cronológica, exatamente como saíram na Itália, você compraria essa série? Sim ou não e por quê?

CLARO!!! Seria uma oportunidade única para termos as histórias de Zagor com as capas originais e na mesma seqüência que saíram na Itália. Poderíamos reler as histórias antigas, com uma nova tradução e sem as capas rasgadas e amareladas das nossas revistas antigas. Acho que a Editora está perdendo uma oportunidade enorme de conquistar novos leitores para o personagem. Um Zagor Coleção não só seria um sucesso enorme com os antigos leitores de Zagor, como conquistaria muitos novos leitores para o personagem, que, com certeza, acabariam comprando as outras séries também.

8. Qual o melhor escritor e o melhor desenhista do Espírito da Machadinha?

Sem dúvida, Nolitta e Ferri. Mas Burattini está de parabéns pelo excelente trabalho atual. Também vi desenhos maravilhosos do Joevito (excelente promessa) e do Verni.

9.Sergio Bonelli e Gallieno Ferri são os pais do personagem, criado por eles em 1961. Escreva um pequeno texto de agradecimento a eles.

Caros Sergio e Ferri:
Em primeiro lugar gostaria de agradecê-los por tantos momentos de alegria que vocês me proporcionaram nos últimos anos. Por meio de seus roteiros e desenhos mágicos, aprendi muito sobre justiça, amizade, igualdade racial, importância da vida. Posso dizer tranquilamente que eu não seria a mesma pessoa se não tivesse crescido ao lado de Zagor e Chico. Também gostaria de deixar um agradecimento especial ao Mestre Ferri, por ter permanecido desde o inicio com Zagor, e pedir pela milionésima vez três coisinhas: Que o grande Sergio escreva mais uma história zagoriana (quem sabe a dos 50 anos na Itália?), a publicação de um Zagorone e a volta do Supermike.

Mais uma vez, MUITO OBRIGADO.

Nenhum comentário: