quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Entrevista: Lisangelo Berti

1.Qual seu nome completo, quantos anos você tem e onde você mora?
Eu me chamo Lisangelo Berti. Tenho 41 anos e moro em Caxias do Sul (RS).

Photobucket

2.Há quanto tempo você lê a revista do Espírito da Machadinha? Você também a coleciona? Se sim, quantas revistas você tem?
Leio Zagor desde os tempos da Vecchi, mas infelizmente não coleciono a revista.

3.O que fez você se interessar pelas aventuras do personagem?
Nas histórias do Zagor, tudo pode acontecer. Desde uma viagem ao espaço até... até tudo! Não há limites. Por causa disso, no início, eu não gostava muito do companheiro Chico. Achava que era apenas mais um coadjuvante cômico. Mas, com o tempo, ficou cada vez mais difícil não ficar rindo sozinho lendo as peripécias do mexicano.

4.Nestes 30 anos em que Zagor vem sendo publicado no Brasil, você sentiu alterações de base nas histórias do personagem? Se sim, quais foram elas e como você reagiu a essa mudança?
Como não acompanho a série regularmente, não posso afirmar que tenho percebido alguma alteração na caracterização do personagem, apenas que, em algumas revistas mais atuais que li, não gostei dos desenhos. Mas acredito ser só uma fase. Vi a arte de revistas que estão saindo na Itália e está muito boa.

5.Quatro editoras já publicaram as aventuras do Senhor de Darkwood no Brasil. Em sua opinião, qual deu o melhor tratamento editorial ao personagem e por quê?
A melhor foi a Record, pelas escolhas editoriais: tamanho da revista, número de páginas, seleção das histórias. Não posso deixar de mencionar o trabalho atual da Mythos. Todo mundo que publica quadrinhos hoje em dia, com tanta competição de outras mídias, merece o nosso apoio.

6.Quais são as melhores aventuras de Zagor que você já leu?
"Zagor Contra O Vampiro" é a favorita de todos os tempos e é um dos melhores exemplos do universo de Zagor que mistura ação, suspense e comédia. Quem procura uma aventura mais tradicional pode ler "Aventura no Canadá" que não ficará desapontado.

7.Se a Mythos lançasse Zagor Coleção, publicando todas as histórias em ordem cronológica, exatamente como saíram na Itália, você compraria essa série? Sim ou não e por quê?
Eu tentaria comprar, mas dependeria do formato. Acho muito cansativo o tamanho atual das edições. Um tamanho um pouco maior com um papel de maior qualidade atrairia mais a minha atenção do que a possibilidade de fazer ou completar uma coleção.

8. Qual o melhor escritor e o melhor desenhista do Espírito da Machadinha?
Fácil, a dupla original Sérgio Bonelli e Ferri. Devo confessar que, às vezes, o desenho do Ferri peca em alguns quesitos, mas a química entre os dois funciona muito bem.

9.Sergio Bonelli e Gallieno Ferri são os pais do personagem, criado por eles em 1961. Escreva um pequeno texto de agradecimento a eles.
Sabe aqueles momentos que antecedem o sono em que não estamos completamente adormecidos nem tampouco despertos? Às vezes, recordamos a rotina do dia, outras vezes, deixamos a imaginação correr solta. Zagor é assim, os pés no chão e a cabeça nas nuvens. Gostaria de externar minha gratidão a essa dupla de criadores que colocou nos quadrinhos um espelho dos nossos delírios e da nossa vocação ao heroísmo.


Photobucket

Nenhum comentário: