quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Entrevista: Jesus Nabor Ferreira

1.Qual seu nome completo, quantos anos você tem e onde você mora?


Meu nome é Jesus Nabor Barbosa Ferreira. Moro em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Photobucket

2.Há quanto tempo você lê a revista do Espírito da Machadinha? Você também a coleciona? Se sim, quantas revistas você tem?

Li Zagor desde sua primeira aparição no Brasil - Revista tex nº 88 como uma amostra do que seria o personagem - e depois colecionei a revista da Vecchi até o numero 22. Não a coleciono, salvo as aventuras com o VAMPIRO .

Photobucket

3.O que fez você se interessar pelas aventuras do personagem?

Não saberia precisar. Talvez por ver no Zagor a mistura de varios personagens que me fascinavam : Tarzan, Fantasma, Mickey, Pateta etc.

4.Nestes 30 anos em que Zagor vem sendo publicado no Brasil, você sentiu alterações de base nas histórias do personagem? Se sim, quais foram elas e como você reagiu a essa mudança?
Infelizmente, eu não saberia dizer, pois não acompanho todas as aventuras do personagem.

5.Quatro editoras já publicaram as aventuras do Senhor de Darkwood no Brasil. Em sua opinião, qual deu o melhor tratamento editorial ao personagem e por quê?

Na minha opinião a melhor foi a Record , por conta do formato e da escolha das histórias.

Photobucket

6.Quais são as melhores aventuras de Zagor que você já leu?
A saga Zagor Contra o Vampiro , Odisséia Americana , a edição especial o Homem do Rifle.

7.Se a Mythos lançasse Zagor Coleção, publicando todas as histórias em ordem cronológica, exatamente como saíram na Itália, você compraria essa série? Sim ou não e por quê?
Talvez comprasse, se a edição tivesse um bom padrão de qualidade de papel e se o preço justificasse.

8. Qual o melhor escritor e o melhor desenhista do Espírito da Machadinha?
Seus criadores: Nollita e Ferri. Também gosto muito do Moreno Burattini.

Photobucket

9.Sergio Bonelli e Gallieno Ferri são os pais do personagem, criado por eles em 1961. Escreva um pequeno texto de agradecimento a eles.

Não sou a pessoa mais indicada para escrever um texto sobre o Zagor , mas não posso deixar de reconhecer que Sergio Bonelli e Ferri criaram um grande personagem. E não deixaram que a época em que seu personagem foi situado fosse um fator limitante. Nollita com sua inventiva soube transpor quase todas as barreira ditas intransponíveis e levou seu personagem a lugares e eventos incomuns para um tipico personagem do Oeste. Reside aí no meu ver a força deste herói.

Quanto a Ferri, creio que ele é um gigante em seu campo. Sua arte é atemporal e sua dedicação ao personagem o fizeram ser quase o tão mais adorado pela legião dos fãs do Espírito da machadinha.

A estes dois grandes autores o meu muito obrigado por terem feito minhas horas da juventude mais intensas, mais alegres, com o grande Chico Caetano, e cheias de suspense, primeiro com as aventuras da SAGA Odisséia Americana , depois com O Bom e o Mau, Montanhas Selvagens e Terras Queimadas , e depois o medo da escuridão com SEDE DE SANGUE e ZAGOR CONTRA O VAMPIRO !

muito obrigado

Photobucket


Nenhum comentário: