sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Duas numerações no Zagor italiano?

De vez em quando, algum leitor escreve-nos manifestando dúvida sobre a numeração italiana da revista Zagor.

Uma mesma história possui numerações diversas, realmente, e a explicação está lá no distante ano de 1965, quando a Editora de Sergio Bonelli resolveu conceder o formato gigante para as revistas do Espírito da Machadinha.

Ao surgir, em 15/06/1961, Zagor era publicado no formato cheque, em revistinhas de 100 páginas, com uma tira por página.

Photobucket
Capa da primeira revista do Espírito da Machadinha

Em 1965, Sergio decidiu que o personagem deveria passar para o formato conhecido hoje. Em vez de ele criar uma nova série para Zagor, ele aproveitou uma que já existia, que era a coleção ZENITH GIGANTE.

Essa coleção, entre os números 1 e 51, publicou aventuras de vários personagens do western.

Photobucket
Zenith Gigante 46

Photobucket
Zenith Gigante 41

Photobucket
Zenith Gigante 35

A partir do n. 52, passou a hospedar o nosso Espírito da Machadinha e formou-se a confusão, pois, no expediente da revista, constaram as duas numerações, ou seja, ZENITH GIGANTE 52 e ZAGOR GIGANTE 1.

Photobucket
Além disso, a lombada da revista conserva a numeração primitiva, da ZENITH GIGANTE.

A dupla numeração confunde a cabeça de todos, sejam eles novatos ou fãs inveterados do Espírito da Machadinha, pois não basta dizer o número da revista, Há que fazer-se referência ao nome da história e/ou se o número se refere à coleção ZENITH ou à coleção ZAGOR.

Nenhum comentário: