segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Programação Zagoriana para 2009 na Itália

Nosso Amigo Moreno Burattini, editor e roteirista da série italiana do Espírito da Machadinha, divulgou na Lista de Discussão Ayaaaak as novidades para Zagor em 2009. Confiram:

Photobucket
Burattini, à nossa direita

A série regular de Zagor apresentará, nos primeiros seis meses de 2009, apenas duas histórias. A primeira, escrita por mim e desenhada por Marco Verni, trará o esperado retorno de Mortimer, um dos inimigos não criados por Guido Nolitta que mais caiu nas graças dos leitores. Será o quarto encontro entre ele e o Espírito da Machadinha. A aventura começa em Darkwood (em um modo bem singular, como poderão ver) e depois ela se desenrola no Caribe (e teremos, também, o retorno de dois personagens dos quais os zagorianos de velha data bem se recordam: Hammad, o egípcio e Guidè Danseur). Essa história durará três gibis e meio (de dezembro de 2008 a março de 2009).

Em seguida, teremos uma história em três revistas, escrita por Jacopo Rauch e desenhada por Raffaele Della Monica, com um outro grande retorno: Ylenia, a vampira. A aventura acontecerá nos pântanos da Louisiana. Quanto aos números fora de série, pela primeira vez, haverá um MaxiZagor em janeiro e um outro durante o ano e, se Massimo Pesce não atrasar seu cronograma, deverá tratar-se de "Zagor contra Tonka", uma história escrita por mim, cujo título é para deixar a todos bem curiosos.

Um grande abraço.

Moreno Burattini

domingo, 28 de setembro de 2008

Zagor - Almanacco dell'Avventura 2009

Photobucket

Almanacco dell'Avventura 2009 - anual - O Monstro da Lua Negra

Roteiro e argumento: Luigi Mignacco


Desenhos: Alessandro Chiarolla

Capa: Gallieno Ferri

Ninguém sabe quem ou que coisa se move entre as árvores da floresta, na penumbra das noites sem lua, mas todos entenderam perfeitamente que se forem surpreendidos pela coisa serão mortos. O feiticeiro dos Onondagas pensa que se trata de um “naskat”, um homem que se transforma em fera durante a mudança da lua, enquanto o chefe dos Delawares pensa no Espírito Urso, o demônio assassino do qual as lendas falam. Zagor crê que seja obra de um predador noturno, talvez um puma de grande tamanho. Qualquer que seja a verdade, caem as trevas e ambas as partes inicial a caçada. Completam o Almanaque as matérias dedicadas à obsessão sem fim dos caçadores de tesouros, à África apaixonante e violenta de Wilbur Smith e a D’Artagnan e os Três Mosqueteiros!

Eis duas imagens capturadas do site da SBE:

Photobucket

Photobucket

Revista publicada na Itália em 23/09/08.

sábado, 27 de setembro de 2008

Bóton do Zagor

O Blog do Zagor apresenta outro objeto encontrado à venda no E-Bay italiano.

Trata-se de um bóton de metal, com diâmetro de 5,5 cm com o sinal mais representativo do Espírito da Machadinha.

Photobucket

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Telha Zagoriana: Os Falcões da Neve

Hoje o Blog do Zagor traz aos internautas mais uma telha pintada em homenagem ao nosso Espírito da Machadinha.

Photobucket

Desta vez, a pintura refere-se à aventura Os Falcões da Neve, publicada no Brasil em Zagor Vecchi 49.

O material possui as mesmas características da telha divulgada ontem aqui.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Telha Zagoriana: A Orquídea Vermelha

Eis um objeto bem inusitado que o Blog do Zagor encontrou à venda no E-Bay:

Photobucket

Trata-se de uma telha pintada em cores acrílicas e refere-se à revista italiana de n. 178 (L'orchidea rossa), cuja aventura saiu no Zagor Record 3. O material tem 20 cm de comprimento e preço inicial de 8 Euros.

Na telha, vê-se capa, quadrinhos e uma orquídea.

Interessante notar o que parece ser o rosto do Barão Bela Rakosi, ao lado de Guitar Jim.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

OFF TOPIC: Diário de Uma Viagem de Sonho - Parte 2

Em Tex 397 (novembro de 2002), saiu a 2ª e última parte da primeira viagem que o Zeca fez à Itália. Confiram.

Photobucket

Photobucket

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Anúncios de Zagor em Martin Mystère da Globo

O Blog do Zagor apresenta dois anúncios que convidaram os leitores de Martin Mystère a comprar os gibis do Espírito da Machadinha.

Photobucket

O anúncio acima saiu em MM # 03, em abril de 1987. É interessante notar que Zagor já era publicado pela RioGráfica/Globo desde janeiro de 1985, ou seja, embora já estivesse no número 28, a propaganda ainda fazia referência aos brindes que foram dados nos primeiros dois números da série.

Photobucket

Já o segundo anúncio é focado na machadinha do Zagor. Pode-se traçar um paralelo entre a machadinha dele e o revólver de Tex Willer, o Ranger mais rápido do Oeste. Esse anúncio saiu em MM # 10, em novembro de 1987.


segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Entrevista: José Lúcio Andrade

1.Qual seu nome completo, quantos anos você tem e onde você mora?

Meu nome é José Lúcio Andrade. Tenho 39 anos e moro em Natal(RN).
Photobucket

2.Há quanto tempo você lê a revista do Espírito da Machadinha? Você também a coleciona? Se sim, quantas revistas você tem?
Leio e coleciono os gibis do Zagor desde 1984. Tenho aproximadamente umas 250, entre nacionais e italianas.

3.O que fez você se interessar pelas aventuras do personagem?

R: A capacidade do personagem em atuar nos mais diversos gêneros de aventura (western, terror, ficção, mistério) .

4.Nestes 30 anos em que Zagor vem sendo publicado no Brasil, você sentiu alterações de base nas histórias do personagem? Se sim, quais foram elas e como você reagiu a essa mudança?

Sim. As histórias atuais primam por um maior realismo. Eu acho as mudanças bem-vindas e naturais em um personagem que já possui décadas de história.
Photobucket

5.Quatro editoras já publicaram as aventuras do Senhor de Darkwood no Brasil. Em sua opinião, qual deu o melhor tratamento editorial ao personagem e por quê?
Foi a Ed. Record, sem dúvida. Só o fato de publicar no tamanho original já conta muito a favor e além disso publicou vários números (os iniciais) com histórias fechadas e alguns especiais inesquecíveis como o n.6 (O raio da Morte) e o n. 15 (O ídolo chinês). Mas a Mythos também desenvolve um trabalho decente com o personagem.

6.Quais são as melhores aventuras de Zagor que você já leu?

Só para ficar em cinco: O raio da Morte, A marcha do desespero, A Origem de Zagor, O pântano dos condenados e Passagem a Noroeste.

7.Se a Mythos lançasse Zagor Coleção, publicando todas as histórias em ordem cronológica, exatamente como saíram na Itália, você compraria essa série? Sim ou não e por quê?
R: Sim, desde que saísse no tamanho original.
Photobucket

8. Qual o melhor escritor e o melhor desenhista do Espírito da Machadinha?
Um personagem com mais de 500 números lançados é difícil dizer qual o maior ou o melhor roteirista ou desenhista, mas Guido Nollita, Boselli e Burattini são colunas fundamentais do sucesso de Zagor. Na arte, G. Ferri (aplausos – por toda uma vida dedicada ao personagem), Marcello e Laurenti.

9.Sergio Bonelli e Gallieno Ferri são os pais do personagem, criado por eles em 1961. Escreva um pequeno texto de agradecimento a eles.

Qualquer discurso por mais grandioso que seja é muito pouco para agradecer as horas prazerosas que nos foram proporcionadas por este dois gigantes da HQ mundial. Tenho admiração pelo Sr. Sergio Bonelli como se fosse alguém próximo, um parente. E seus personagens Zagor e Mister No, como amigos de longa data. Minha admiração pelo G. Ferri é na mesma medida. É praticamente inconcebível imaginarmos atualmente um mesmo ilustrador trabalhar com o mesmo personagem por cerca de 40 anos. Não é uma temporada, é uma vida inteira de dedicação, empenho, profissionalismo e amor à causa. Aplausos a ambos.
Photobucket

domingo, 21 de setembro de 2008

OFF TOPIC: Diário de Uma Viagem de Sonho - Parte 1

Em 2002, nosso Amigo José Carlos, do Blogue do Tex, encontrou-se pela primeira vez com Sergio Bonelli. Em Tex 396 e 397, a Mythos publicou uma matéria sobre esse acontecimento.

Hoje, o Blog do Zagor apresenta a primeira parte.

Photobucket

Photobucket

sábado, 20 de setembro de 2008

Zagor 518 - Até o Último Suspiro

Photobucket

Zagor n. 518 - mensal - Até o Último Suspiro

Roteiro e argumento: Moreno Burattini

Desenhos: Esposito Bros

Capa: Gallieno Ferri

Depois de ter libertado as três mulheres brancas que haviam sido capturadas pelos belicosos Cayugas, Zagor deve conduzi-las a salvo, atravessando a floresta. Isso não será fácil, porque as fugitivas estão fracas e assustadas, o que atrapalha o Espírito da Machadinha, e porque o feroz sakem Hawak colocou seus guerreiros para recapturar as fugitivas. Há, também, os dois trappers inescrupolosos que venderam as mulheres para os índios e que as procuram para matá-las, antes que elas possam denunciá-los às autoridades.

Eis duas espetaculares imagens capturadas dos site da SBE:

Photobucket

Photobucket

Revista publicada na Itália em 03/09/08.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Zagor 8 - O Segredo de Cristóvão Colombo

Photobucket

ZAGOR 8 - O SEGREDO DE CRISTÓVÃO COLOMBO

Roteiro: Boselli

Desenhos: Ferri

Uma espetacular aventura histórica mesclando fatos verdadeiros da descoberta da América com uma engenhosa trama que só Zagor poderá desvendar.

Revista publicada em 20 de novembro de 2002.

domingo, 14 de setembro de 2008

sábado, 13 de setembro de 2008

Zagor Raccolta 40

Photobucket

Esta revista traz os números 162 e 163 da série mensal, publicados, na Itália, originariamente, em janeiro e fevereiro de 1979.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Zagor por Mauro Laurenti

Photobucket Image Hosting

A imagem acima foi capturada no site de leilão italiano E-bay.

O desenho foi feito por Mauro Laurenti para a Expocartoons de 1999 e possui as dimensões de 26 cm X 36 cm.

Preço inicial do leilão: módicos 99,99 Euros.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

OFF TOPIC: Bonelli comenta sobre o cancelamento de Mister No

Na página escaneada abaixo, Sergio Bonelli nos fala sobre diversos gibis, dentro os quais Mister No. Vale a pena ler com calma.

Photobucket Image Hosting

domingo, 7 de setembro de 2008

Zagor 7 - Zagor contra-ataca

Photobucket

Zagor 7 - ZAGOR CONTRA-ATACA

Texto: Marcello Toninelli * Desenhos: Ferri

Para se vingar de Zagor um misterioso inimigo rapta os amigos do herói. Quem se esconde por trás da máscara de couro? Quais suas verdadeiras intenções? Uma história cheia de ação e astúcia e com um final surpreendente.

Revista publicada em outubro de 2001.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Zagor Extra 40 - Agente Especial

Photobucket

Zagor Extra nr. 40 - AGENTE ESPECIAL

Texto: Boselli * Desenhos: Ferri

Para Zagor e Chico, o retorno a Darkwood revela-se uma sucessão de horrores! Alguns de seus amigos caçadores e índios foram transformados em centauros e em homens voadores pelas cirurgias do redivivo Ben Stevens, o Rei das Águias, que Zagor tinha certeza de ter matado no passado. Com a ajuda de Heyoka, o contrário, que veio atrás de sua esposa Liya, raptada pelo deus do mal Wendigo, Zagor liberta os caçadores Doc, Rochas e também o chefe mohawk Tonka. O Espírito da Machadinha descobre que quem está por traz de todos esses horrores é HELLINGEN, seu mais poderoso e terrível inimigo. Até um escritor de Nova York é convocado para se juntar à batalha que se aproxima, pois milhares de vidas estão em perigo.

Revista publicada em 29 de junho de 2007.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Próximas edições de Zagor Especial

Amigos:

De acordo com Julio Schneider, tradutor das revistas da Mythos, as próximas edições da série Zagor Especial serão:

Zagor Especial 18: A Trilha dos Assassinos, história extraída do mais recente Speciale italiano (#20), que foi às bancas em abril, na Itália.

Photobucket

Em seguida, no #19, diz Julio, teremos "três aventuras antigas extraídas dos italianos 15/16, 26 e 22: "Cavalheiro... Mas Não Muito", "O Inimigo à Sombra" e "Smiling Joe". A primeira e a terceira de Nolitta e Ferri, a segunda de Melloncelli e Bignotti.

A primeira, embora apresente-se como uma só história, compõe-se de 3 pequenas historietas, então serão cinco no total. Todas com um acento ligeiramente cômico.

A capa sugerida será a do italiano 26, a única que tem a ver com uma das histórias da edição."

Photobucket

Por fim, os Zagor Especial # 20 e 21 "apresentarão "Homens em Guerra", de Burattini e Prisco, do Maxi italiano de março de 2007 (a que havia sido anunciada no site da Panini como o Zagor Especial de 30 anos)", complementa Julio Schneider.

Photobucket

Agradecemos a Julio Schneider pelas informações prestadas.


segunda-feira, 1 de setembro de 2008

OFF TOPIC: Novidades na Livraria Virtual do JR

Neste fim de semana, a Livraria Virtual do JR divulgou uma boa novidade a seus clientes: a partir de agora, ela passa a aceitar pagamento com cartão de crédito. Para saber todos os detalhes, acesse http://bonellihq.blogspot.com/