segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Entrevista: José Lúcio Andrade

1.Qual seu nome completo, quantos anos você tem e onde você mora?

Meu nome é José Lúcio Andrade. Tenho 39 anos e moro em Natal(RN).
Photobucket

2.Há quanto tempo você lê a revista do Espírito da Machadinha? Você também a coleciona? Se sim, quantas revistas você tem?
Leio e coleciono os gibis do Zagor desde 1984. Tenho aproximadamente umas 250, entre nacionais e italianas.

3.O que fez você se interessar pelas aventuras do personagem?

R: A capacidade do personagem em atuar nos mais diversos gêneros de aventura (western, terror, ficção, mistério) .

4.Nestes 30 anos em que Zagor vem sendo publicado no Brasil, você sentiu alterações de base nas histórias do personagem? Se sim, quais foram elas e como você reagiu a essa mudança?

Sim. As histórias atuais primam por um maior realismo. Eu acho as mudanças bem-vindas e naturais em um personagem que já possui décadas de história.
Photobucket

5.Quatro editoras já publicaram as aventuras do Senhor de Darkwood no Brasil. Em sua opinião, qual deu o melhor tratamento editorial ao personagem e por quê?
Foi a Ed. Record, sem dúvida. Só o fato de publicar no tamanho original já conta muito a favor e além disso publicou vários números (os iniciais) com histórias fechadas e alguns especiais inesquecíveis como o n.6 (O raio da Morte) e o n. 15 (O ídolo chinês). Mas a Mythos também desenvolve um trabalho decente com o personagem.

6.Quais são as melhores aventuras de Zagor que você já leu?

Só para ficar em cinco: O raio da Morte, A marcha do desespero, A Origem de Zagor, O pântano dos condenados e Passagem a Noroeste.

7.Se a Mythos lançasse Zagor Coleção, publicando todas as histórias em ordem cronológica, exatamente como saíram na Itália, você compraria essa série? Sim ou não e por quê?
R: Sim, desde que saísse no tamanho original.
Photobucket

8. Qual o melhor escritor e o melhor desenhista do Espírito da Machadinha?
Um personagem com mais de 500 números lançados é difícil dizer qual o maior ou o melhor roteirista ou desenhista, mas Guido Nollita, Boselli e Burattini são colunas fundamentais do sucesso de Zagor. Na arte, G. Ferri (aplausos – por toda uma vida dedicada ao personagem), Marcello e Laurenti.

9.Sergio Bonelli e Gallieno Ferri são os pais do personagem, criado por eles em 1961. Escreva um pequeno texto de agradecimento a eles.

Qualquer discurso por mais grandioso que seja é muito pouco para agradecer as horas prazerosas que nos foram proporcionadas por este dois gigantes da HQ mundial. Tenho admiração pelo Sr. Sergio Bonelli como se fosse alguém próximo, um parente. E seus personagens Zagor e Mister No, como amigos de longa data. Minha admiração pelo G. Ferri é na mesma medida. É praticamente inconcebível imaginarmos atualmente um mesmo ilustrador trabalhar com o mesmo personagem por cerca de 40 anos. Não é uma temporada, é uma vida inteira de dedicação, empenho, profissionalismo e amor à causa. Aplausos a ambos.
Photobucket

Nenhum comentário: