domingo, 23 de novembro de 2008

OFF TOPIC: Afinal, que site é esse? - Parte 2

Em 10/10/08, o Blog do Zagor publicou uma matéria sobre o site da Mythos e suas constantes desatualizações. Alguns dias, a Editora inovou, colocando no ar um novo site, supostamente melhor que o anterior.

Inicialmente, foi verificada uma mudança significativa: agora, é possível comprar as revistas diretamente pelo site. Antes, para que essa compra fosse possível, o internauta tinha de enviar e-mail para numerosatrasados@mythoseditora.com.br.

Infelizmente, quanto à parte positiva, a mudança restringiu-se a isso, pois nada mais foi acrescentado ao site já existente. Ao contrário, o resto ficou ainda pior do que já estava, se é que isso é possível.

Antes, ao acessar-se o site, o internauta ainda podia consultar todas as revistas que a Editora tinha publicado desde 2002, o que incluía um resumo da edição. Agora, nem mesmo as edições do mês trazem qualquer referência sobre o seu conteúdo.

Antes, as revistas eram agrupadas pelo mês de seu lançamento, o que facilitava a busca. Agora, elas estão no site aleatoriamente, sem qualquer planejamento de onde devem ser alocadas.

Tome-se como exemplo a revista Tex Edição Gigante 22, que acabou de ir para as bancas. Se o interessado clicar em "saiba mais", para que possa obter detalhes da edição, ele é direcionado para uma página que nã tem qualquer informação, que não seja o preço. Não é possível saber o nome do roteirista, do desenhista, quantas páginas tem a publicação.

O site ficou umas duas semanas fora do ar e conseguiu a proeza de voltar ainda pior do que estava. Será possível que a Editora não possa pagar o que é devido para que alguém que realmente entenda do assunto? Será que é impossível fazer algo que seja útil aos leitores?


Nem é preciso pensar muito em um site funcional. Basta que a Editora acesse o site da SBE e verifique como ele é feito: possui todas as capas das revistas, com um resumo da história em cada uma delas. Possui um sistema de vendas on-line. As revistas são agrupadas em dois blocos: as referentes ao mês em curso e aquelas que serão lançadas no mês seguinte.

Custa à Mythos fazer algo semelhante aqui?

Nenhum comentário: