sábado, 12 de janeiro de 2008

Um brasileiro chamado Oscar Christiano Kern

Faleceu hoje, em Porto Alegre, o Amigo Oscar Christiano Kern, autor dos fanzines HistorietaBR e Confraria dos Dinossauros.

Photobucket

Oscar nasceu em 01/09/1935 e estava com 72 anos. Entrou para o Grupo BonelliHQ em 11/10/2002, tendo permanecido até esta data.
Ele era casado com Sônia Bier Bohrer Kern e deixa quatro filhos.

Fiquei muito sentido com a perda deste Amigo, que agora descansa no sono eterno. Não o conheci pessoalmente, mas, de tanto trocar e-mails com ele, tinha-o em consideração como se fosse meu pai.

Recebi dele duas plaquinhas de metal com capas das revistas do Zagor. Troquei por alguns números de Martin Mystère, série da qual ele era fã n. 1.

Photobucket

Oscar trabalhou na Editora Abril e criou várias histórias para as revistas Disney.

O bloq português do Tex presta uma grande homenagem a este inesquecível Amigo, publicando sua última entrevista. Acessem aqui para ler a matéria na íntegra.

O Amigo José Álvarez, consternado, assim se manifestou:

Amigo Oscar,

Hoje pela manhã recebi um pacote de revistas que comprara pelo Mercado Livre.
Como de costume, nas que eram da EBAL parei para ler as contra-capas, assim como fazia com ansiedade quando era garoto, pois sempre adorei ler as "Noticias em Quadrinhos".

Deparei-me com uma que me deixou feliz e a escaneei para hoje a tarde postar aqui na lista especialmente para você, pois falava da sua HISTORIETA.

Qual não foi minha tristeza ao ler agora a tarde a noticia de sua transferência para um plano superior...

Mais um amante dos quadrinhos se vai...

Mais um grande brasileiro se vai...

Mais um Amigo inteligente e de rara verve se vai...

Sei que breve sairá uma nova HISTORIETA... para deleite dos que estão no Céu, pois agora chegou mais um bom papo.

Oscar, descanse em Paz e Ilumina a todos nós que aqui ficamos.


Grande abraço

Alvarez

O Álvarez mandou, ainda, esta imagem:

Photobucket

Eis algumas páginas na internet com matérias em que o nosso Amigo é citado:


O Amigo GG Carsan, moderador da Lista Amigos do Tex, postou as preferências do Oscar, datadas de 19/10/2003:

Nome: Oscar Christiano Kern
Esporte: Pesca
Filme inesquecível: DEPOIS DO VENDAVAL (The Quiet Man), de John Ford, com John Wayne e Mauren O Hara
HQs: SPIRIT. PRINCIPE VALENTE, MARTIN MYSTERE, tiras do Mario Latino - e várias outras
Livro: O TEMPO E O VENTO
Viagem: Não fumo (êpa! Terei entendido mal a pergunta?)
Níver: 1/9/35
Funcionario aposentado do INSS
Distância de casa à Livraria TUTATIS: duas quadras
Assunto preferido em E-mails: HQs, com ilustrações
Internet: cêrca de uma hora diária
Foto minha no quarto??? Não, eu sei como sou
Faz caminhada? PRECISO !!!Cuido da saúde, sim, com uma bateria de comprimidos (sou cardíaco, modéstia à parte)
Time: INTER / RS
Cor? Amarela, como o sol de Krypton
Meu sonho? eleger POLÍTICOS, e não TURISTAS
Trabalho em casa, escrevendo
Pessoal de casa: a patroa, eu, duas filhas e dois cachorros
Fruta preferida: o pomar
Estado Civil: Casado
Católico, sem entusiasmo
Uso óculos, e aguardo o ponto para a 2a. catarata
Prato: churrasco, de preferência "tatanka"
Músicas: boleros, Vinícius, Jobim, Chico ...Vício: LeituraBebida: Malzbier, uísque ...
Tímido (estou melhorando, mas agora é tarde)
Olhos azuis (como Sinatra, dizem)
Altura: l,68
Peso: 90
Atualmente, só estudo um modo de acertar a mega sena
Cabelos: Tenho, ainda. Mas não todos
Coleciono: HQs, bolinhas de gude (aço, ágata - está difícil reencontrar as de ágata, que se encontrava facil em Santa Cruz do Sul)
O que me faz bem? a familia, os amigos, uma boa pescaria
Oscar

O Amigo Dirceu Filho também se manifestou, emocionado:

Nosso grupo é uma daquelas pequenas magias que são tão difíceis de ocorrer.
Aqui todos são mais que amigos, são uma família... alguns pouco participam (como eu), mas estão sempre presentes lendo as mensagens, dando alguma opinão, pedindo alguma informação... (como faço desde o início deste grupo).
O certo é que sempre que voltamos para dar uma opinião somos recebidos como irmãos que sentem falta uns dos outros.
Hoje a vida nos lembrou que ela abrange tudo e a todos. Nada nunca é fácil.Mesmo sem ter conversado muito com o Oscar ele sempre foi meu amigo.
Creio que o Oscar onde estiver vai ficar muito feliz de saber que todos nós nos lembramos dele.
Meus pêsames à familia do Oscar inclusive aos seus irmãos os membros deste grupo.
Dirceu.

Pedro (Hunter) Bouça, moderador da Lista EuroQuadrinhos, também deixou palavras bem comoventes:

Uma notícia extremamente triste.
Oscar era escritor de quadrinhos e escreveu muito para a linha Disney da Abril (quando eles ainda faziam quadrinhos Disney no país). Lá criou muitas histórias e personagens, particularmente o inepto vilão Senhor X.
Lembro-me de uma que eu li quando era pequeno (naquele tempo as HQs Disney não eram creditadas, só fui saber que era dele anos depois) que mostrava a galera de Patópolis sendo encolhida para o tamanho de formigas por um gás alienígena e precisando lutar contra as referidas formigas para poderem sobreviver. Uma rara história longa (16 páginas) e sofisticada na produção Disney/Abril! A arte era do ótimo Moacir Soares Rodrigues. Detalhes:http://coa.inducks.org/story.php?c=B+75228
Eu o conheci na lista BonelliHQ, onde ele sempre foi uma figura destacada por suas colocações inteligentes e oportunas.
Quando eu criei a EuroQuadrinhos ele logo se juntou e tornou-se um membro valioso por seu conhecimento e simpatia.
Nunca tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente e muito me entristeço com isso, pois apesar do pouco contato que tivemos eu o considerarei sempre como um amigo.
Descanse em paz, Oscar.
Hunter (Pedro Bouça)

Uma grande homenagem pode ser conferida no site do Amigo Marko Ajdaric:

Oscar, você foi muito importante para sua família e para todos nós que gostamos de quadrinhos. Que você repouse em paz! Um dia, nós nos encontraremos!

Photobucket

Se quiser comentar sobre a perda deste grande quadrinista, deixe aqui seu recado.

4 comentários:

Anônimo disse...

O Oscar era dos meus maiores Amigos... tive o grande privilégio de o conhecer pessoalmente e de por duas vezes estar com ele, momentos inesquecíveis, inclusive inseri fotos desses momentos na entrevista (demorei horas a editorá-la) que por ironia do destino, concedeu esta semana ao blogue do Tex, porque ele também era um fã do ranger, tal como de zagor, mas sobretudo de outras personagens Bonelli, como por exemplo Martin Mystère, conversei muitas horas via telefone (era um tremendo prazer ouví-lo durante horas) e trocamos centenas de e-mails, abordando tudo... o último imagine-se, foi sobre castanhas portuguesas...
A plaquinha de Tex e seus pards fotografados por O'Sullivan, que ele me ofereceu, é um dos objectos mais queridos da minha colecção e sempre está em local de destaque, inclusive em Moura arrancou muitos elogios, até do Civitelli...
Que o nosso Oscar descanse em paz nas pradarias Celestiais!

Anônimo disse...

JR,

Muito bacana esta sua homenagem ao Amigo Oscar, que a merece totalmente e a quantas outras forem feitas. Mesmo neste país sem memória, que se esquece logo de seus ídolos e grandes homens.

Ficam aqui meus desejos que o Oscar esteja em paz, nesta nova etapa de seu crescimento espiritual, e que do outro lado esteja a dar boas gargalhadas enquanto prepara uma nova edição de sua HISTORIETA, para sair com a maior tiragem que ele jamais sonhou, pois estará em todos os nossos corações.

Grande abraço e que nunca esqueçamos este grande brasileiro e amante dos quadrinhos, OSCAR CHRISTIANO KERN.

Alvarez

Denise disse...

Olá!
Agradeço a bela homenagem ao meu pai, que além de me apresentar aos quadrinhos, incentivar a leitura e o gosto pelas artes em geral, foi um grande exemplo de persistência, generosidade e honestidade.
Nesse momento de dor é confortante ver o carinho que os amigos e colegas do mundo da HQ têm para com ele. Onde ele estiver, com certeza também está muito feliz com as homenagens.
Abraços,
Denise Kern

DanielHDR disse...

Nem todos os quadrinhos do mundo podem mensurar a importância que o trabalho e a visão de Oscar tiveram à tantas gerações de autores, os quais incluo-me!

Descansa em paz, meu amigo!