sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Zagor encontra Mônica, de Mauricio de Sousa

Photobucket

Por ocasião das comemorações dos 30 anos da personagem Mônica, criação de Maurício de Sousa, a Editora Globo lançou uma revista em que a baixinha dentuça encontra os personagens mais inusitados dos quadrinhos.

Como podem ver acima, o Espírito da Machadinha é um deles.

Edição imperdível para os fãs de ZAGOR-TE-NAY.

Photobucket

Photobucket
Agradeço ao Amigo Valdivino Otílio de Almeida, pelo envio das imagens.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Zagor Extra 58 - Os Malefícios de Diablar

Photobucket

Zagor Extra nr. 58 - OS MALEFÍCIOS DE DIABLAR

Texto: Burattini * Desenhos: Torricelli

Quem pode deter o grande Diablar? O feiticeiro recebe cada vez mais seguidores e seus poderes parecem imensos. Mas o feiticeiro Montag também é dotado de poderes sobrenaturais e indica a Zagor o único modo para derrotar Diablar: chegar a um pequeno templo onde poderá encontrar pós misteriosos.

Revista publicada em 30 de dezembro de 2008.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Maxi Zagor 3 - O Homem da Máscara Negra e A Sombra sobre o Sol

Photobucket

Maxi Zagor 2002 - anual

Capa: Gallieno Ferri

O Homem da Máscara Negra

Roteiro e argumento: Francesco Moretti

Desenhos: Franco Donatelli

"Couro Negro"! Assim se chama um misterioso indivíduo que, escondendo sua identidade por trás de uma máscara, ataca qualquer um que se dedique a acumular ouro. No seu encalço, Zagor descobre que se Couro Negro é um assassino impiedoso, não melhor do que ele são os homens do xerife de New Town.

A Sombra Sobre o Sol

Roteiro e argumento: Moreno Burattini

Desenhos: Franco Donatelli e Roberto D'Arcangelo

Um eclipse. Um simples fenômeno da natureza que, para os índios das florestas de Darkwood, se torna um símbolo de desgraças. Se as sombras da noite levam embora o sol em pleno dia, isso só pode significar que a cólera de Manitu se abateu sobre seus seguidores. Naturalmente, não faltam aqueles que querem aproveitar-se desse momento para lucrar em proveito próprio.

Revista publicada em julho de 2002.



sábado, 24 de janeiro de 2009

Maxi Zagor 2 - A Longa Marcha

Photobucket

Maxi Zagor 2001 - anual - A Longa Marcha

Roteiro e argumento: Moreno Burattini

Desenhos: Alessandro Chiarolla

Capa: Gallieno Ferri

Zagor está ao lado dos Cherokees na trágica Pista das Lágrimas, a estrada que, historicamente, esse povo percorreu para chegar ao exílio, após ter sido expulso de suas terras para novos territórios selvagens. Tentando salvá-los, o Espírito da Machadinha vai até a Casa Branca e conversa com o Presidente. Imediatamente após, ele parte para a fronteira, decidido a alcançar a grande caravana do êxodo, ameaçada por homens inescrupulosos.

Uma história épica, que contém drama, aventura, reconstrução histórica e até uma comovente história de amor, como nos melhores filmes americanos!

Revista publicada em julho de 2001.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Maxi Zagor 1 - O Vale do Vento e A Horrível Maldição

Photobucket

Maxi Zagor 2000, anual

Capa: Gallieno Ferri
O Vale do Vento

Roteiro e argumento: Aldo Siciliano
Desenhos: Alessandro Chiarolla
Além das montanhas de Darkwood há uma terra perdida, o Vale do Vento, onde moram perigosos bandidos, onde há estranhas embarcações e onde existem antiquíssimos ídolos índios incrustados de diamantes Itesouro desperta a cobiça em muitos. Zagor e Chico, que acompanham Martin e Ryan Whiting à procura de seu desaparecido pai, devem suar setes camisas para evitar que esse tesouro caia em mãos erradas.

A Horrível Maldição
Roteiro e argumento: Moreno Burattini
Desenhos: Alessandro Chiarolla

A implacável vingança do velho feiticeiro contra assassinos brancos, que exterminaram sua gente entre as chamas, recebe a ajuda do Grande Espírito. Mas a maldição que persegue os culpados daquela carnificina talvez fosse menos eficaz se não fosse mantida pela contribuição do Espírito da Machadinha, ddecidido a fazer justiça e a impedir novas matanças!

Revista publicada em julho de 2000.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

História da Editora Bonelli por meio de seus autores: Gallieno Ferri

Photobucket

Quando, em 1960, Gallieno Ferri começa a colaborar com a Editora de Sergio Bonelli, ele já tinha uma carreira respeitada no mundo dos quadrinhos, iniciada em 1949.

Nascido em Gênova, em 21/03/1929, Ferri se dedica à profissão de desenhista quase por acaso, depois de ter exercitado por algum tempo a de geômetra. O encontro com as "nuvens falantes" acontece, na verdade, graças à realização de um concurso para desenhistas que o editor Giovanni De Leo publicou na revista Seculo XIX. Ferri responde ao anúncio, participa da seleção e é escolhido para ilustrar Il Fantasma Verde (O Fantasma Verde), uma série noir escrita pelo mesmo De Leo. O desenhista assina com o pseudônimo FERGAL, o mesmo que utilizará para o sucessivo Piuma Rossa (Pena Vermelha), um western escrito sempre por De Leo.

Photobucket

Logo após, Ferri desenha Fantax e Maskar, dois personagens baseados no literário Fantomas, e o western Thunder Jack, versão em quadrinhos de Polizia a Cavallo (Polícia a Cavalo), série de contos criada em 1950 por Vittorio Longo (Vick Loney).

Photobucket

Ferri se sai bem também como capista das séries Big Bill, le Casseur e Robin Hood e como ilustrador editorial e publicitário.

Nos anos 50, ele trabalha diretamente para o mercado francês, graças à Editora S.E.R., de Pierre Mouchott, já colaborador de De Leo, para o qual desenha Tom Tom, um índio do West, Kid Colorado e Jim Puma.

No fim da década, Ferri volta a colaborar com diversas revistas italianas, em particular com Il Vitorioso (O Vitorioso), e em 1960 bate também na porta das Edizioni Araldo.

Sergio Bonelli, que é o Diretor da Editora, lhe incumbe, primeiramente, os desenhos de alguns episódios de Giubba Rossa (Jaqueta Vermelha), escritos por seu pai Gian Luigi Bonelli. Depois dessa breve experiência, Ferri desenha Zagor, um western de tons fantásticos, pensado para um público mais jovem e menos sério do que aquele de Tex Willer, líder em vendas da Editora.

Photobucket

Sergio Bonelli, criador do personagem com o pseudônimo de Guido Nolitta, pensa na mesma hora em Gallieno Ferri como capista oficial e desenhista principal da série. Graças a seu traço detalhado e, ao mesmo tempo, dinâmico, à sua capacidade de "viajar" por diversos gêneros e de afrontar o drama e o humorismo com a mesma perícia, Ferri torna-se imediatamente o ponto de referência gráfica da série, continuando a colaborar continuamente até os dias atuais.

Em 1975, quando cria Mister No, Nolitta decide confiar um episódio do seu novo personagem ao traço de Ferri. A chegada do desenhista à série deveria limitar-se a uma única história, projetada para sair como a segunda da série, mas a sua interpretação do personagem convence a tal ponto Sergio Bonelli que, não apenas decide publicar o episódio no número de estreia, mas denomina Ferri capista oficial da coleção, tarefa da qual ele se desincumbe com perfeição até o número 115.

Photobucket

Já com a experiência em Zagor, Ferri é o desenhista que melhor retrata uma carga irônica no rosto de Mister No, sem todavia renunciar a seu ar aventureiro. Além disso, o Mister No de Ferri é pessoal também do ponto de vista de suas roupas. O desenhista o veste com uma jaqueta de pele e um par de botas, enquanto alguns colegas, dentre os quais se destaca Roberto Diso, no interior da revista o vestem com camisa elegante e com polainas.

Entre 1979 e 1983, Ferri se dedica também aos desenhos dos primeiros cinco gibis de Cico Speciale, série anual dedicada a Chico, o cômico ajudante de Zagor, e, de 1988 a 2006, realiza também os n. 1 a 10, 13 e 18 de Zagor Speciale.

Photobucket

Em suma, a partir do fim dos anos setenta, o Espírito da Machadinha absorve completamente a atividade do próprio desenhista, tanto que, em 2001, autor e personagem festejam os quarenta anos de vida editorial da série. Nos últimos anos, na casa entre as colinas genovesas onde vive, Gallieno Ferri, embora com um ritmo mais lento, prossegue seu trabalho, trazendo à luz as páginas do personagem. A vista do mar e da vegetação local talvez o ajude a inserir-se nas aventuras de seu amado Zagor.

Texto escrito por Davide Castellazzi e publicado em Mister No IF n. 15, de julho de 2008.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Zagor 94 - O Submundo de Nova Orleans

Photobucket

Zagor nr. 94

O SUBMUNDO DE NOVA ORLEANS

Texto: Burattini * Desenhos: Ferri

Zagor e Chico chegam a Nova Orleans na caça de Velasquez, mas não conseguem impedir que o bandido embarque em um navio para Veracruz. O Espírito da Machadinha descobre que o pirata Jean Lafitte foi capturado pelas autoridades mexicanas, enquanto contrabandeava armas na costa do Yucatan e pode acabar na forca com sua tripulação. Assim, Zagor decide partir para o México em companhia de Denise Lafitte, para ajudá-la a salvar o pai, continuando ao mesmo tempo a caçar Velasquez.

Revista publicada em 19 de janeiro de 2009.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Zagor em desenho turco

Photobucket

Mais um desenho do Espírito da Machadinha descoberto à venda no E-Bay.

Custou ao comprador 6 Euros.

domingo, 11 de janeiro de 2009

OFF TOPIC: BiblioTEX do Valdivino Otilio

Nosso Amigo Valdivino Otílio, membro ativo do BonelliHQ, carregou no YouTube um vídeo de sua coleção de gibis do Tex.

Tendo em vista a imponência do material, o Blog do Zagor resolve convidar a todos para assistir a esse vídeo.

A Livraria do JR, uma das empresas pertencentes à holding BonelliHQ, reconheceu muitos produtos vendidos ao Valdivino.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Outra miniatura do Zagor

Photobucket

O Blog do Zagor descobriu mais uma figura dedicada ao Espírito da Machadinha. Esta tem 25 cm e foi vendida por 42,05 Euros no E-Bay.

Vale como item de colecionador, mas não dá para compará-la com esta, feita aqui mesmo no Brasil:

Photobucket

Photobucket

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Zagor Extra 57 - A Floresta Alagada

Photobucket

A FLORESTA ALAGADA

Texto: Capone * Desenhos: Torricelli-Pepe

Morte e desolação reinam em Darkwood! Mas o malvado Diablar recebe um grande poder de um estranho feiticeiro e consegue evocar criaturas monstruosas e pesadelos vivos. Muitos índios se tornam seus seguidores: ele é o novo Senhor de Darkwood! Para detê-lo, Zagor, ajudado pelo feiticeiro Montag, deverá até mesmo entrar em contato com os espíritos de seus amigos mortos!

Revista publicada em 30 de novembro de 2008.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Zagor Extra 56 - Presságios Sinistros

Photobucket

Roteiro e argumento: Ade Capone

Desenhos: Marco Torricelli-Michele Pepe

Capa: Gallieno Ferri


Ao campo dos Delaware, do chefe Corvan (onde Zagor e Cico estão para assistir à cerimônia de casamento da filha de Corvan, Teila, con o valoroso Gotam), chega um velho índio, Diablar, que profetiza enormes desventuras na floresta. Ninguém crê nele, mas, naquela mesma noite, desaba uma violentíssima tempestade. Vários desmoronamentos de terra obstruem os cursos dos rios e toda Darkwood é invadida pelas águas!

Revista publicada em outubro de 2008.

sábado, 3 de janeiro de 2009

Zagor de Michele Rubini

Photobucket

Eis mais um item raro pescado no Ebay.

O desenho foi feito por Michele Rubini e autografado por ele e por Moreno Burattini e foi distribuído para 150 pessoas durante um encontro com o autor em Narni.

Foi vendido por 6,50 Euros.