Blog dedicado ao personagem criado em 1961 por Sergio Bonelli (sob o apelido de Guido Nolitta) e Gallieno Ferri. Bonelli nasceu em 2 de dezembro de 1932, em Milão, e faleceu em 26 de setembro de 2011, em Monza, aos 78 anos. Ferri nasceu em 21 de março de 1929, em Gênova, e faleceu no mesmo lugar, em 2 de abril de 2016, aos 87 anos. Acompanhe mensalmente as incríveis aventuras de Zagor e Chico, nas revistas Zagor e Zagor Especial, publicadas pela Mythos Editora.
quarta-feira, 30 de abril de 2008
Churrascaria do Chico em Belo Jardim
Chico vive em Belo Jardim
Às margens da rodovia BR 232, na altura de Belo Jardim, Município do agreste pernambucano, há um simpático local, destinado a alimentar viajantes.
Trata-se da “Churrascaria do Chico”. Quando estive em Belo Jardim, visitei o local e aproveitei para saborear uns apetitosos frangos assados, regados com muito refrigerante (ou com cerveja bem gelada, para quem gosta).
Eu só não conseguia entender direito o porquê do vai-e-vem de pratos para uma sala reservada do restaurante.
Perguntei quem estava comendo tanto e me disseram que era o dono do local, um tal Francisco não sei de quê.
Era tanto prato entrando e saindo que a minha curiosidade só aumentava, mas os seguranças do local não permitiam o acesso à sala reservada, pois o dono já era senhor de idade avançada e não gostava de ser interrompido enquanto comia.
Disseram-me, ainda, que a cada dia o tal Francisco tirava uma hora para contar um dedinho de prosa. Ficava falando sem parar sobre incríveis aventuras que vivera no passado com um descendente de irlandês, nos EUA e em outros lugares do mundo.
As histórias eram tão mirabolantes, que ninguém acreditava nelas, pois se referiam a monstros de aço gigantes, índios em pé de guerra, viagens à África, só para dar alguns exemplos.
A essa altura, já estava mais do que curioso, pois eu tinha que saber quem era esse simpático velhinho que tanto alegrava aquele lugar.
Fiquei espiando e, quando abriram a porta para levar mais comida ao velhinho, pude ver, de relance, um senhor bem gordinho e baixinho, com um bigode todo branquinho, exclamando:
"Caramba y carambita, tragam mais frangos assados!!"
Se não acreditam em mim, perguntem ao Sílvio Raimundo, bonelliano de longa data e morador dessa Bela Cidade.
terça-feira, 29 de abril de 2008
Zagor Extra 14 - Os Amotinados
ZAGOR EXTRA 14 - OS AMOTINADOS
Texto: Mauro Boselli - Desenhos: C. R. Marcello/Mauro Laurenti
segunda-feira, 28 de abril de 2008
Zagor Extra 13 - A Esfinge do Ártico
ZAGOR EXTRA 13 - A ESFINGE DO ÁRTICO
Texto: Mauro Boselli - Desenhos: Carlo Raffaele Marcello
domingo, 27 de abril de 2008
Reformulada a Seção Zagoriana no Portal TexBR
Zagor Extra 12 - Passagem a Noroeste
ZAGOR EXTRA 12 - PASSAGEM A NOROESTE
Texto: Boselli - Desenhos: Marcello
Revista publicada em 28 de janeiro de 2005.
sábado, 26 de abril de 2008
Resposta a comentários de Diego Lobato
domingo, 20 de abril de 2008
Zagor Extra 11 - O Explorador Desaparecido
ZAGOR EXTRA 11 - O EXPLORADOR DESAPARECIDO
Texto: Boselli - Desenhos: Marcello
Começa nesta edição uma nova e absolutamente imperdível fase nas aventuras do Espírito da Machadinha. É a seqüência das viagens de Zagor e Chico, período considerado pelos italianos como um dos melhores de toda a vida editorial de Zagor. Nossos heróis partem com o capitão Fishleg e sua tripulação para tentar resgatar um grupo de exploradores que partiu em busca da lendária Passagem a Noroeste e que agora se acham presos entre as mortais geleiras árticas.
Revista publicada em 28 de janeiro de 2005.
sábado, 19 de abril de 2008
Zagor Extra 10 - O Navio Negreiro
ZAGOR EXTRA 10 - O NAVIO NEGREIRO
Texto: Burattini - Desenhos: Ferri
Zagor e Chico ajudam Liberty Sam a livrar sua esposa das mãos do homem que a comprou, além de livrarem outros escravos que, junto a eles, tentarão algo inusitado: tomar um navio negreiro para voltar à África.
Revista publicada em 30 de dezembro de 2004.
Zagor Coleção. Um sonho possível?
sexta-feira, 18 de abril de 2008
Zagor 85 - Zagor Contra o Tecedor
Zagor 85 - ZAGOR CONTRA O TECEDOR
Texto: Burattini * Desenhos: Verni
Zagor recebe uma encomenda em Darkwood que o leva a recordar uma antiga aventura em que ele enfrentou o misterioso vilão Tecedor. Quando o Espírito da Machadinha vai a Kingston investigar quem teria enviado a encomenda, ele e Chico se vêem envolvidos em uma intrincada teia de perigos e atentados políticos. Depois de cair nas mãos de seus diabólicos adversários, Zagor parece perdido... quando um imprevisível golpe de cena reabre a partida!
18 de abril nas bancas
quinta-feira, 17 de abril de 2008
Zagor Extra 9 - Liberty Sam
ZAGOR EXTRA 9 - LIBERTY SAM
Texto: Burattini - Desenhos: Ferri
No sul dos Estados Unidos, Zagor e Chico acabam reencontrando um velho amigo: Liberty Sam, companheiro de lutas do falecido Manetola. Tido como morto, Sam está novamente preso a grilhões, como escravo, mas dentro de seu coração ainda ardem as chamas da liberdade e seu espírito não se entregará sem luta.
Revista publicada em 29 de novembro de 2004.
quarta-feira, 16 de abril de 2008
Zagor Extra 8 - A Pousada dos Enforcados
ZAGOR EXTRA 8 - A POUSADA DOS ENFORCADOS
Texto: Boselli - Desenhos: Ferri
Zagor e alguns amigos decidem passar a noite em uma pousada abandonada onde, algum tempo atrás, ocorreu uma terrível tragédia: dois irmãos fora-da-lei haviam sido enforcados. E tudo leva a crer que os espíritos deles flutuam inquietos por entre as ruínas. Mas com que intenção?
Uma nova fase em sua revista Zagor Extra, trazendo histórias da série italiana do Espírito da Machadinha nunca antes publicadas no Brasil. E a partir da edição 7, com distribuição nacional.
Revista publicada em 29 de outubro de 2004.
terça-feira, 15 de abril de 2008
Zagor Extra 7 - Um Homem sem Passado
ZAGOR EXTRA 7 - UM HOMEM SEM PASSADO
Texto: Cuna-Colombo-Cajelli
Desenhos: Rubini
Zagor e Chico encontram um homem ferido e sem memória e o levam a uma aldeia shawnee para que possa se curar de seus ferimentos. Os índios o acolhem e começam a chamá-lo de Askenay, o "homem que não se lembra". Será ele um aliado ou um perigoso inimigo? A verdade pode vir à tona trazendo um passado obscuro e ameaçador e fazendo Zagor se arrepender de ter salvo a vida desse homem.
Espetacular aventura inédita e completa, e – pela primeira vez na história da Bonelli Comics – foi publicada no Brasil antes de ter saído na Itália. Isso mesmo, leitor... graças a um esforço conjunto dos editores italianos e da Mythos, os brasileiros tiveram a honra de ler essa aventura antes dos fãs italianos.
Revista publicada em 27/09/2004.
segunda-feira, 14 de abril de 2008
Zagor Speciale 20 - A Pista dos Assassinos
Speciale Zagor n. 20 - anual - A pista dos assassinos
Roteiro e argumento: Luigi Mignacco
Desenhos: Marco Torricelli
Capa: Gallieno Ferri
O pequeno Thomas Ward, filho de um rico homem de negócios de Boston, vê seus pais serem massacrados, durante uma viagem pela floresta de Darkwood. Misteriosos peles-vermelha são acusados pela agressão e eles, após agirem no escuro da noite, fogem sem deixar vestígios. A tragédia marca a vida do garoto, que escapou da chacina: Thomas cresce vítima de pesadelos e angústias que o atormentam. Já homem feito, o jovem Ward decide enfrentar seu próprio medo e, graças a Zagor, que o guia, volta ao lugar da emboscada. Não longe dali, está a cabana de um feiticeiro capaz de transportar os homens de alma lacerada no País das Sombras, em uma viagem nas profundezas do próprio coração, para enfrentar os demônios que os devoram. Mas os assassinos que agiram há muitos anos estão ainda nos arredores e pretendem terminar o serviço que deixaram incompleto naquela época.
domingo, 13 de abril de 2008
Zagor 513 - Às Margens do Vulcão
Zagor n. 513 - mensal - Às Margens do Vulcão
Roteiro e argumento: Luigi Mignacco
Desenhos: Gianni Sedioli
Capa: Gallieno Ferri
Zagor, Tonka e seus valorosos aliados índios recuperam a pedra negra roubada por Dark Moon e, para impedir que sirva para criar outros monstros, pretendem destruí-la. O único modo de isso acontecer é jogando-a no magma fervente de um vulcão. Mas, enquanto o Espírito da Machadinha se apressa em cumprir a missão, o malvado feiticeiro do rosto tatuado e os sobreviventes de seu bando procuram impedi-lo de todas as formas.
quarta-feira, 9 de abril de 2008
Zagor Extra 6 - O Puma Sagrado
ZAGOR EXTRA 6 - O PUMA SAGRADO
Texto: Alessandro Russo
Desenhos: Cesare Colombi
Segundo uma lenda indígena, o Puma Branco é uma entidade que protege todas as tribos de Darkwood. É um ser sagrado, uma emanação terrena do Grande Espírito. Mas, para o Senador Catler, é apenas uma magnífica presa a exibir para seus amigos, um troféu para ficar em sua sala. E é com essa idéia que ele ruma para a floresta de Darkwood, disposto a trazer a cabeça do animal, mesmo que tenha de eliminar inocentes em seu caminho. Caberá ao Espírito da Machadinha dar um fim a essa situação. Porém, nem mesmo Zagor está preparado para o que vem a seguir. Fenomenal roteiro, lembrando o filme Predador, com arte realista do desenhista Colombi.
Revista publicada em 30/08/2004.
terça-feira, 8 de abril de 2008
Zagor Especial 15 - Mohican Jack
Zagor Especial 15 - MOHICAN JACK
Texto: Nolitta * Desenhos: Donatelli
Mohican Jack foi o nome adotado pelo jornalista Jack Elworth para denunciar ao mundo o vergonhoso genocídio dos índios que o governo dos Estados Unidos cometia. Para alcançar seu objetivo e sacudir a opinião pública, ele arquiteta um "ataque suicida" que - paradoxalmente - vai contra os próprios índios que ele quer defender. A loucura lúcida de Mohican Jack se contrapõe a Zagor, que respeita a vida e a liberdade e persegue a grande utopia de mudar o destino dos mais fracos. O episódio acentua os acontecimentos históricos americanos reais do Século XIX, colocando a nu as contradições da lendária conquista do Oeste. O fio condutor desta aventura é o culto à personalidade de um líder, que faz os índios matarem em nome de seus ideais, e somente o Espírito da Machadinha pode mudar essa sombria situação.
6 de abril nas bancas
segunda-feira, 7 de abril de 2008
Zagor Extra 5 - O Xamã Branco
ZAGOR EXTRA 5 - O XAMÃ BRANCO
Texto: Burattini
Desenhos: Marco Verni
Nicholas Sand é um homem muito bom e um médico excelente, que se encontra em meio a um extraordinário caso de intolerância, tudo por ter prestado atendimento médico a um índio em sua casa. Incitados pelo comerciante Golding, os moradores da cidade de Frame Cross fazem um violento protesto racial para expulsar o doutor e os índios da região. Para dar uma mão ao bom doutor, entra em cena Zagor e seu pançudo amigo mexicano.
Revista publicada em 30/07/2004.
Notícias importantes sobre a série Zagor Extra
domingo, 6 de abril de 2008
Zagor Extra 4 - Caninos Vermelhos
ZAGOR EXTRA 4 - CANINOS VERMELHOS
Texto: Burattini - Desenhos: Chiarolla
No geladíssimo nordeste do Canadá, Zagor e Chico estão perseguindo dois latrocidas que cometeram crimes nos EUA e fugiram para aquele país. Além disso, os dois mataram o pai de um garoto, deixando este pra morrer congelado. Encontrado pela dupla de Darkwood, o menino Hans é levado para uma cidade próxima. Um estranho homem aparece e diz ao garoto que seu pai tinha um tesouro escondido e que só o cachorro de Hans, Tooth, poderia encontrar. Mas o cachorro foi vendido para participar de sangrentas lutas de cães.
Zagor grego 239
sábado, 5 de abril de 2008
Zagor Extra 3 - A Ilha dos Demônios
ZAGOR EXTRA 3 - A ILHA DOS DEMÔNIOS
Texto: Boselli - Desenhos: Mauro Laurenti
O capitão Fishleg conta uma aventura em que ele e sua tripulação, ao lado de Zagor, acabaram indo parar em uma ilha misteriosa, não registrada em nenhum mapa. Conhecida apenas por lendas, como a de que é povoada por monstros, a ilha esconde mistérios, traições, um possível tesouro e muito mais. História completa, inédita e imperdível!
sexta-feira, 4 de abril de 2008
Zagor Extra 2 - A Corrida do Rio
ZAGOR EXTRA 2 - A CORRIDA DO RIO
Texto: Burattini - Desenhos: Della Monica
Numa das reuniões dos caçadores de Darkwood, é feita uma proposta singular: uma enorme carga de peles deve ser levada a um comerciante de Harrisburg, que pagará uma quantia irrecusável para o primeiro que lhe entregar a encomenda. O honesto Carpenter e o inescrupuloso Bridge se mobilizam para levar a desejada carga, mas Bridge lançará mão de todas as trapaças possíveis para barrar Carpenter e levar a bolada. Só que ele não contava que Zagor se pusesse ao lado de Carpenter nessa empreitada. Ação do começo ao fim, numa emocionante aventura escrita por Moreno Burattini, com a arte detalhista de Raffaele Della Monica.
quinta-feira, 3 de abril de 2008
Zagor Extra 1 - Nas Trilhas do Norte
ZAGOR EXTRA 1 - NAS TRILHAS DO NORTE
Texto: Boselli - Desenhos: Della Monica
HISTÓRIA INÉDITA E COMPLETA
Esta história se passa em 1830, e o roteirista Mauro Boselli teve o cuidado de manter a coerência e a realidade histórica, em mais um belíssimo trabalho desse que é considerado por muitos como o melhor roteirista da Bonelli Comics. Igualmente belos são os desenhos realistas de Raffaele Della Monica, nos quais as roupas, armas e outros detalhes nada ficam a dever às melhores fotografias de época. É uma aventura de Zagor jovem, tão jovem que Chico ainda nem estava ao seu lado. O criador de Za-gor-te-nay, Sergio "Guido Nolitta" Bonelli, confessou ter apreciado muitíssimo esta história, que, entre outras coisas, enfoca aquela minoria étnica representada pelos métis, que ele tanto preza e que já havia abordado em uma aventura de Tex. Uma aventura que nenhum zagoriano, ou apreciador de HQ, que se preza pode perder.
Comentários do Lisângelo Berti
JR:
Parabéns pelo trabalho, eu sei como não eh facil arranjar todas estas imagens e disponbilizar no blog.
Uma pergunta: o foco do teu trabalho são unicamente as edições italianas?
Abraço,
Lisangelo
Lisângelo:
Um forte abraço do JR, o BONELLIHQ.
quarta-feira, 2 de abril de 2008
Zagor 2 - Terror!
Zagor n. 2 , mensal - Terror!
Roteiro e argumento: Guido Nolitta e Gallieno Ferri
Desenhos e capa: Gallieno Ferri
Derrotados Kanoxen e seus Delaware, Zagor e Chico resolvem o mistério do totem dos Pés Negros, um ídolo maldito que mata quem tenta tirar os diamantes que o adornam. Logo depois, aproxima-se uma nova ameaça! Na floresta, há uma cidade aérea habitada por uma tribo de índios pigmeus: os espectrais Homens-morcego. Seu chefe é o grande Marcus, um ex-acrobata dotado de excepcionais faculdades hipnóticas e capaz de voar graças a asas especiais. Agora, por culpa sua, reina o medo na floresta!
Em julho de 1986, essas aventuras foram republicadas em Tutto Zagor 2:
terça-feira, 1 de abril de 2008
Zagor 1 - Zagor
Zagor n. 1 , mensal - Zagor
Roteiro e argumento: Guido Nolitta
Desenhos e capa: Gallieno Ferri
Pleasant Point. Um pequeno amontoado de barracos na fronteira. É aqui que um gorducho marinheiro mexicano se desentende com James regab, um renegado que se aliou aos perigosos índios Delaware, guiados pelo feroz sakem Kanoxen. Os companheiros de Chico são massacrados pelos peles-vermelha, mas o mexicano se salva graças a um homem corajoso e indômito, que usa uma roupa incomum, e do qual se tornará um inseparável amigo: Zagor, o Senhor de Darkwood!